Iniciado Plantio de Milho

23 de agosto de 2017

Deu-se início esta semana ao plantio de milho no município de Sulina, para a safra 2017/2018. O plantio em Sulina dá-se principalmente para produção de silagem para o gado leiteiro, mas também há plantio para produção e colheita de grãos.

(Fotos: Propriedade de Silonei Maschio)

 

O milho é um produto que, como qualquer outro, apresenta suas peculiaridades. Inclusive, no que diz respeito a seu plantio. Fatores ambientais, como o déficit hídrico, a temperatura e a luminosidade afetam o crescimento e a produção do milho. Esse fato faz com que a época de plantio seja um dos fatores mais importantes a serem observados pelo agricultor, em quase todo o território nacional, principalmente nas regiões de alta latitude ou altitude.

 

Em algumas regiões de elevada altitude ou regiões do RS, SC, PR, sul de SP, sul do MS e sul de MG, a baixa temperatura pode afetar o milho, nos primeiros estádios de desenvolvimento, como a germinação. Desde a emergência até a floração, a temperatura ideal para o desenvolvimento do milho é de 24 a 30ºC. No entanto, o milho consegue germinar, mesmo que demore de quatro a 15 dias, em temperaturas entre 10 e 42ºC (FANCELLI e DOURADO NETO (2000).

 

Segundo EMBRAPA, (1997), a baixa temperatura retarda o processo de germinação e o desenvolvimento da plântula. Foi verificado que, em plantio no Rio Grande do Sul, o período vegetativo diminui da média de 77 dias, quando o plantio é feito em agosto, para 54 dias, quando o plantio é feito em dezembro, dada a soma das unidades de calor. Os milhos precoces diminuem da média de 66 dias para 44, e os tardios, de 86 para 57 dias.

(Fonte: https://www.cpt.com.br/noticias/plantio-de-milho-saiba-qual-e-a-epoca-adequada-para-se-plantar-milho-em-todas-as-regioes-do-pais)

Desenvolvido por
PB Agência Web