Cerimônia de Abertura 65ª Ed. JEPS - Fase Regional

19 de maio de 2018

A pequena população de Sulina, no Sudoeste do Paraná, de 3334 habitantes, se transforma para receber os mais de 1800 atletas, professores e coordenadores esportivos participantes da fase regional dos 65º Jogos Escolares do Paraná. A festa de abertura aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 18 que, mesmo sob forte chuva, lotou o Ginásio de Esportes Municipal de Sulina e provocou muita emoção.

Lideranças esportivas e políticas da região participaram da festa de abertura, dentre eles, os prefeitos Paulo Horn, de Sulina e Mauro Cesar Cenci, de Saudade do Iguaçu, além de deputados e vereadores. Atletas de 15 municípios da região competem na fase regional. Os atletas de futsal categoria Educação Especial Vanderlei Morh e Márcio Rodrigues, de Sulina, acenderam a pira, marcando a abertura dos jogos. Já o atleta Venicius Mateus Kremer representou os demais atletas no juramento.

A coordenadora da fase regional dos JEPs, professora Joceli Aparecida Fasolin agradeceu ao empenho de todos os envolvidos nos jogos e manifestou apoio aos atletas e professores durante os cinco dias de competição.

Emoção à parte provocaram os alunos do curso de Arte da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Felipe, de Saudade do Iguaçu, que fizeram apresentações de dança e coreografia, assim como alunos do grupo municipal de dança de Sulina, e alunos do balé do Flex Balé, que se apresentaram ao público. A festa de abertura foi encerrada com a participação dos Ginasloucos, de Dourados (MS), que fizeram apresentações de malabarismo com cesta e bola de basquete.

A fase regional dos JEPs – NRE Pato Branco é realizada em parceria entre os municípios de Saudade do Iguaçu e Sulina. O objetivo é promover a integração regional e a prática esportiva entre jovens estudantes. Ao todo, serão cinco dias de competições. Apenas na primeira fase, serão disputadas 114 partidas das modalidades coletivas de futsal (75), vôlei (18), handebol (18) e basquete (3), além das competições de xadrez, tênis de mesa e atletismo. Os campeões das modalidades coletivas são classificados à fase macrorregional, que acontece em Laranjeiras do Sul, entre os dias 12 e 17 de junho.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Educação, com apoio dos municípios de Sulina e Saudade do Iguaçu. Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.

Valdir Amaral

Comunicação/JEPs