Dia de Campo ? Implantação do Capim BRS Capiaçu

27 de março de 2019

Segunda-feira, dia 25 de março, foi realizado mais um Dia de Campo, na propriedade da família de Claudio Rech, na linha Sede Ouro. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, juntamente com a Emater. Mais de 60 agricultores participaram do encontro.

A propriedade de Claudio Rech foi pioneira em um novo projeto: a implantação do capim BRS Capiaçu como silagem, em troca da tradicional silagem de milho.

A cultivar BRS Capiaçu foi obtida pelo programa de melhoramento do capim-elefante conduzido pela Embrapa Gado de Leite. Diversas famílias de irmãos completos foram obtidas por meio de cruzamentos dirigidos entre acessos de capim-elefante pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma – BAGCE. As melhores progênies foram clonadas e avaliadas em testes comparativos de linhas clonais.

A BRS Capiaçu se destaca das demais cultivares de capim-elefante por apresentar resistência ao tombamento, facilidade para a colheita mecânica, ausência de joçal (pelos) e touceiras eretas e densas. O potencial de produção de biomassa da BRS Capiaçu supera o do milho e o da cana-de-açúcar, atingindo média de 50 t/ha/ano de matéria seca. Outra característica favorável desta cultivar é a tolerância ao estresse hídrico, o que a torna alternativa ao cultivo do milho em regiões com alto risco de ocorrência de veranicos.

A colheita da forragem pode ser realizada de forma manual ou mecanizada, podendo ser realizadas até três colheitas por ano. A opção pela forma manual de colheita aumenta os custos de produção, quando comparada à colheita mecanizada. No caso da colheita mecanizada, o espaçamento entrelinhas deve ser de no mínimo 1,00 m, visando evitar que as rodas das máquinas passem sobre as linhas de capim-elefante, comprometendo a rebrota pós-corte. Segundo dados da Embrapa, a silagem de Capiaçu pode custar até 58% a menos que a silagem de milho.

A grande participação por parte dos agricultores demonstra o interesse nesse sistema de plantio de novas espécies que vem sendo proposto pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater e irradiado a partir de Unidades de Referência do Programa Leite Sudoeste, que comprovam bons resultados.